sábado, 10 de novembro de 2007

Diário: sábado

Ontem a noite, quando voltei do jantar com a Waleska e o Bruno (superman) e o Bruno (superactor!), estava todo mundo trabalhando febrilmente. Eu estava tão cansada que não consegui ter ânimo nem para ler. Me sentei na cadeira embrulhada na colcha, para fugir dos mosquitos, e fiquei cochilando. Não tive coragem de deitar porque de alguma maneira estava me sentindo culpada de não estar produzindo. Ao mesmo tempo, tenho me sentido totalmente envolvida com as experiências que me propus a viver na residência. Alias, descobri muito sobre como funciona a minha cabeça em particular com relação à criação dos meus trabalhos. Pela primeira vez, consigo ver a idéia de jogo embutida no meu processo criativo, a importância de criar restrições(as regras do jogo) e me manter fiel a elas. Quer dizer, existe um elemento aleatório em arte, que é a possibilidade de, conforme você vai avançando na sua relação com o trabalho, você pode mudar as regras do jogo, acrescentar novas regras, subtrair algumas. Mas ainda assim tem que estar dentro do mesmo jogo, como se fossem variações sobre um mesmo tema, ou algo parecido.

Essa noite dormi sobre os rolos de espagueti. Bem mais macio que o plástico bolha, apesar de cheio de altos e baixos. Hoje, última noite na Galeria, pretendo dormir sobre os pregos. As pessoas me perguntam o porquê dessa imposição de dormir mal. Plástico bolha, rolos plásticos, pregos. Masoquismo? Punição? Não sei, talvez tenha alguma coisa disso tudo. O que eu sei é que para mim são apenas desdobramentos da regra nº 1 do jogo que inventei, de só trabalhar com material encontrado no meu estúdio, basicamente restos de outros trabalhos.

Sábado: um tempo da minha manhã dediquei a rearranjar meu espaço, fazer alguns estudos para a montagem que estou querendo fazer amanhã. O que eu tinha em mente ontem à noite não vai funcionar. É uma idéia muito boa mas não tem muita relação com "o jogo X". Descartei. Será? Estou preocupada. Só tenho um dia e as possibilidades de variações são muitas, tenho que conseguir me concentrar para fazer as escolhas mais contundentes, mas afinadas com a minha experiência essa semana na Galeria.

Hoje recebi muitas visitas. Alger, Josi, Ricardo, Medina, Phil. Foi legal fazer o circuito da Galeria com eles. Entrar em cada um dos "habitats" e descobrir suas surpresas. É preciso olhar e olhar e olhar. A gente olha e não vê. Cada vez que eu caminho pela Galeria descubro alguma coisa que tinha passado desapercebida.
Foi divertido ter meus amigos por lá. Misturar esses dois mundos. Ricardo falou que queria se mudar para lá também. Phil se adaptou tão bem que trabalhou até as seis da tarde dentro da galeria... O almoço foi coletivo. Estava surpreendentemente gostoso. Depois do almoço e váris copos de vinho, toquei violão horrores, sem o menor pudor. O tradicional repertório romântico.

Agora a noite tinha festival de performances mas eu devo ter perdido. São quase onze horas e estava marcado para as 20h. Espero que o superman me perdoe, e tenha achado um óculos substituto para o Clark Kent...

Nenhum comentário: